quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cacequi: comunidade e história



“Água do Cacique” ou “Rio do Cacique” significado que deu origem ao nome do município de Cacequi por ter como primeiros povoadores várias tribos indígenas, pequena cidade da região sul atualmente com treze mil seiscentos e setenta e seis habitantes. 

Tem como base econômica a agricultura com vastas lavouras de arroz, soja e melancia. Com a diversificação de culturas, hoje, também há o plantio de eucalipto, pinus e uvas visando expansão de renda no município.
    
  

A agricultura familiar também faz parte do desenvolvimento de nossa comunidade onde à produção de mel, leite e hortaliças mantêm os micro produtores e suas famílias.

Voltando ao histórico de Cacequi pode- se citar que o município teve grande entroncamento ferroviário e no município encontra- se a maior ponte da América Latina construída em 15 de novembro de 1907.





A comunidade de Cacequi através dos anos marca sua história e seus cidadãos reconhecem seu valor, tanto que quem visita o município considera Cacequi como “terra da hospitalidade’’.
O município cultua suas tradições em dezembro anualmente temos grande rodeio no CTG Pedro Broll Sobrinho e o Desafio de Trovadores onde inúmeras pessoas vem prestigiar tais eventos.




O EMOTEC, encontro de motoqueiros de todo o país e países vizinhos. Além desses eventos o carnaval mobiliza participação de municípios da região e da própria comunidade.

Cacequi apesar de ser um município de pequeno porte possui muitos atrativos de âmbito sócio cultural. Um desses atrativos faz parte da beleza natural do lugar que é o fenômeno da vossoroca.
Situado num pequeno distrito do município pode- se encontrar esse lindo fenômeno denominado “vossoroca do macaco branco” e por esse maravilhoso cenário existir muitas lendas são contadas por gerações.
Tornando o lugar um ponto turístico muito procurado por visitantes principalmente professores e alunos em busca de conhecimento geográfico, biológico e histórico.
 

Outro ponto turístico bastante conhecido por sua beleza natural é o balneário de São Simão.
Pessoas que buscam contato com a natureza encontram em São Simão um local aprazível com total infra estrutura para momentos de lazer além de uma praia de água doce com grande extensão e vasta área verde.
Na praia de São Simão costumam ocorrer na temporada de veraneio eventos como etapas da Garota Verão, shows, jogos de areia e várias outras festividades.

           
O município de Cacequi era considerado por sua comunidade um berço ferroviário por tanto teria que prestar homenagem a muitos cidadãos que trilharam essa narrativa da história. Então para esse reconhecimento foi criado o museu ferroviário que encontra- se na antiga estação férrea.

2 comentários:

  1. Parabéns! Belas imagens e textos. Desperta minha vontade de conhecer Cacequi.

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Léa!!
    Fico feliz por ter apreciado o trabalho. Tenho orgulho de meu município. Sabemos as dificuldades que as cidades de interior passam então esquecemos muitas vezes de citar o que há de belo no lugar. Pensando desta forma decidi mostrar o lado histórico que traz reconhecimento da terra em que nasci.
    Você está convidada a vir conhecer Cacequi...Abraço.

    ResponderExcluir