sábado, 16 de abril de 2011

sobre minha cidade

A cidade de Cacequi teve sua emancipação em 1º de Janeiro de 1945 depois de ter pertencido a vários municípios do Rio Grande do Sul. Nessa pesquisa falei com a senhora Neusa Teresinha Leivas Castilhos, de 69 anos nascida neste município no dia 20 de Janeiro no ano de 1942. Precisos três anos antes da emancipação.
Quando ela nasceu já havia o entroncamento ferroviário onde os trens faziam seus trajetos para ligar Porto Alegre, Rio Grande, Bagé, Santana do Livramento, Rosário, Alegrete e Uruguaiana, além de ter a maior ponte férrea da América Latina.
Em suas lembranças falou sobre a nossa Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias que foi fundada em 8 de Setembro de 1935 pela diocese de Uruguaiana e o nome foi indicado por antigos missionários que visitavam os moradores para poder rezar. Relatou também sobre a erosão do solo na localidade da restinga que fica na direção do distrito de Umbú, chamado de Vossoroca do Macaco Branco, que ao passar dos anos aumentou de tamanho mas por possuir uma linda paisagem tornou- se ponto turístico.
Essas lembranças são passadas para todas as gerações pois mesmo sendo Cacequi um pequeno município possui belas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário